Agenda de EventosArquiteturaArte e CulturaDecoraçãoDesign

DW! Semana de Design SP 2024: até 24 de março

Inovação e criatividade marcam a 13ª DW! Semana de Design de SP 2024

A DW! Semana de Design de São Paulo 2024 acontece até o próximo domingo.

Nesta 13ª edição o evento se desdobra, simultaneamente, em cerca de 130 diferentes locais e contempla mais de 200 ações espalhadas em oito distritos, sendo 1 digital e 7 físicos.

Concebida em 2012 pelo empresário Lauro Andrade, definitivamente, a DW! SP é o maior festival urbano de design da América Latina, o terceiro maior do mundo no setor, e tem dialogado com o próprio movimento da cidade, sobretudo, propondo mudanças na sociedade de forma individual e coletiva.

Arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação, tecnologia e outros temas da economia criativa se unem nessa proposta plural e diversa.

Reunindo mais de mil criativos de diferentes segmentos e, simultaneamente, 139 expositores, a DW! SP 2024 apresenta atividades majoritariamente gratuitas.

Dinâmica, a DW! SP 2024 entrega atrações que proporcionam, acima de tudo, um caráter ainda mais vivo de organicidade.

Dia Mundial da Água
A priori, a cada nova edição a DW! SP elege uma temática que permeia a programação. Em 2024, a água é o grande destaque, uma vez que o evento ocorre, principalmente, durante a semana do Dia Mundial da Água (22/3).

Dentro desse contexto, inspirada no tema, a identidade visual da DW! SP 2024 foi assinada pela arquiteta e designer gráfica Maria Claudia Levy Figliolino.

Primeiramente, reafirmando seu compromisso de suscitar debates e, sobretudo, reflexões sobre questões prementes da cidade, o festival presta homenagem a sete rios e córregos que foram decisivos para a fundação e a expansão de São Paulo, associando seus nomes a cada um dos sete distritos físicos do evento.

DISTRITOS DW! 2024
Dentro desse cenário, confira a seguir um roteiro sugerido com destaques de cada um dos sete distritos, e conheça também seus respectivos rios e o total de locais envolvidos.

DISTRITO ALAMEDA GABRIEL
42 Locais – Rio: Córrego Verde II
Alguns destaques: DW! Talks e Peugeot Art District


DW! Talks na Casa Docol
Em 12 encontros realizados entre 14 e 22/3, os DW! Talks promovem debates que reunindo profissionais e especialistas de diversas áreas como: Zanine de Zanine, Fernando Forte, Lucia Gurovitz, Ana Neute, Ricardo Cardim, Baba Vacaro, entre outros.

Mobilidade e Peugeot Art District
Os visitantes do Distrito Gabriel possuem como alternativa de mobilidade nos 42 locais com eventos, o novo Peugeot 208 Turbo, carro oficial da DW! SP 2024. A montadora francesa também apresenta o Peugeot Art District, iniciado com o lançamento da Coleção Ciclos, da Ovoo. 

DW! - Ornare - Foto - Monique Araujo - Divulgação

DISTRITO D&D SHOPPING
11 locais – Rio: Córrego Água Espraiada
Alguns destaques: Mostra Brasil Design Talents e Exposição D&D Design Collection

Mostra Brasil Design Talents
A mostra Brasil Design Talents nasceu do desejo de descobrir e promover jovens talentos do design nacional, primordialmente, oriundos de universidades e centros de ensino reconhecidos de todo o país.

A iniciativa, que conta com a curadoria do jornalista e crítico de design Marcelo Lima, busca também priorizar e difundir produtos criados com base em temáticas, materiais e/ou técnicas de produção genuinamente brasileiras.

Do D&D shopping, onde fica em cartaz até 29 de março, a exibição segue para Milão, Itália, onde fará parte da edição comemorativa dos 25 anos do Salone Satellite.

Além disso, os projetos que compõem o BDT foram submetidos a um time de jurados de projeção nacional e internacional, formado por Humberto Campana, Sergio Matos, Tavinho Camerino, Marcelo Teixeira, Lucas Lima e Welison Santos. Visitação: até 29/3, das 10h às 21h.

Exposição D&D Design Collection
Seguindo a tradição dos últimos nove anos, em 13 de março o D&D Shopping recebeu mais uma vez a festa que marcou a abertura oficial da DW! SP 2024.

Em comemoração à 13ª edição da DW! SP, em 14/3 o shopping também inaugurou a exposição D&D Design Collection. Nesse sentido, a ideia foi fazer com que os lojistas apresentassem peças de design e lançamentos escolhidos pelos arquitetos e designers de interiores participantes.

Desse modo, as peças ficarão disponíveis para visitação nos corredores do shopping durante todo o período da DW! SP 2024. Visitação até 29/3, das 10h às 21h.

DW! - Breton - Foto - Monique Araujo - Divulgação
Breton – Foto: Monique Araújo

DISTRITO JARDINS, IBIRAPUERA, MOEMA E SUL
 
25 locais – Rio: Córrego Água Espraiada
Alguns destaques: Exposição Paisagem Frontal, Exposições e Connect Talks

Exposição Paisagem Frontal no Unilux City Spot
Durante a DW! SP 2024 a Unilux apresenta ao público a exposição Paisagem Frontal, em parceria com os Decornautas e a arquiteta Juliana Pippi.

Celebrando a poesia das molduras que enquadram e descortinam a casa brasileira, a mostra destaca a chegada oficial da Unilux a São Paulo, explorando diferentes cenários e aplicações das cortinas e persianas criadas pela marca catarinense.

A exposição promete envolver os visitantes em uma experiência sensorial, reforçando o compromisso da Unilux com a inovação e a qualidade. A mostra interativa também convida à apreciação do produto como uma forma de contemplação dos 333 m² do icônico prédio projetado por Paulo Mendes da Rocha.
Até 23/3. De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Aos sábados, das 10h às 14h.

Exposição e Connect Talks no Espaço B e Casa Brasil Eliane
Anexo à Casa Brasil Eliane, na Avenida Brasil, o Espaço B foi projetado pelo escritório de arquitetura FGMF. A casa foi construída na década de 1940. No local acontecerão, paralelamente, exposições e bate-papos com grandes nomes do design brasileiro contemporâneo, como Marko Brajovic, Carol Gay, FGMF, Cité Arquitetura e Arthur Casas.

DISTRITO PAULISTA CENTRO E HIGIENÓPOLIS
28 locais – Rio: Córrego do Anhangabaú
Alguns destaques: Galeria Metrópole, Circuito Gigantes do Design e Circuito de Prédios Históricos

Galeria Metrópole
A galeria apresenta a Arena de Conteúdo Senac SP e instalações; exposição Um Lugar; mostra Prêmio Salão Design; base do Circuito Gigantes do Design; ações de 20 criativos residentes, simultaneamente.

Circuito Gigantes do Design, por Teto Casa
A ação propõe levar o design ao convívio do público “não-iniciado” de forma lúdica e atraente. Nesse cenário, a cidade foi invadida por 21 móveis monumentais, instalados em todos os distritos da DW!, tendo como base a sede da empresa, na Galeria Metropole.

DW! - Teto Casa - Foto - Monique Araujo
Mobiliário Gigante Teto Casa – Foto: Monique Araujo

Circuito de Prédios Históricos
O circuito de prédios históricos apresenta exposições, instalações e palestras:

1. Edifício Itália, BoomSPDesign. Até 24/3, das 12h às 22h.
2. Edifício Renata, retrofit e hospedagem oficial do Festival.
3. Basílio 177, visitas guiadas ao antigo prédio da Telefônica, em retrofit.
4. Edifício Virgínia, maior atração de 2023, com visita guiada a partir da CasaSomauma.  
5. Edifício Comandante Linneu Gomes, com exposição Confluência. Visitas guiadas até 24/3, em diferentes horários.
6. Edifício Misericórdia, movimento criativo Seiva e Cidade. Até 24/3, das 12 às 22h. Excepcionalmente em 24/3, domingo, das 12h às 18h. 
7. Edifício Martinelli, Feira na Rosenbaum.
8. Casarão Doimo, exposições e palestras.
9. Galeria Zarvos, exposição de Paulo Alves.
10. Galeria Metrópole: detalhado anteriormente.

DISTRITO PINHEIROS, VILA MADALENA E OESTE
20 locais – Rio: Córrego das Corujas
Alguns destaques: Circuito Baixo Pinheiros, Museu A Casa e Uruhu Mehinaku e Arte Mehinaku

Circuito Baixo Pinheiros
Grupo de criativos e museus realiza ações ligadas ao design, arte e moda.

Museu A Casa do Objeto Brasileiro – Exposição A Casa na Moda
Duas exposições, A Chita na Moda, de janeiro de 2005, e Renda-Se, de abril de 2015, se encontram na mostra A Casa na Moda.

A Chita na Moda propõe um novo olhar para o tecido símbolo da nossa cultura popular na interpretação de estilistas como André Lima, Glória Coelho, Karlla Girotto, Lino Villaventura, Marcelo Sommer, Reinaldo Lourenço, Ronaldo Fraga, Walter Rodrigues, entre outros.

Renda-se, por sua vez, resulta de uma pesquisa de três anos do estilista e curador Dudu Bertholini com o apoio do Museu A Casa. O projeto promoveu o encontro entre designers de moda e artesãs rendeiras de várias regiões do país. Visitação: até 19/5, de quinta a domingo, das 10h às 18h.

DW! - Feira Rosenbaum - Foto - Monique Araújo - Divulgação
DW! – Feira Rosenbaum – Foto: Monique Araújo

Herança Cultural Apresenta Uruhu Mehinaku e Arte Mehinaku
Uruhu Mehinaku é um dos grandes artistas do povo Mehinaku. Vive na aldeia Kaupüna, na terra indígena do Xingu no Mato Grosso. Cada banco criado por ele, de fato, é único e esculpido manualmente. Sendo assim, a madeira ganha forma e traz com ela a ancestralidade, a tradição, a visão do artista e o modo de vida deste povo.

Seus bancos em formato de animais ampliam o conceito de função para a dimensão simbólica abrindo novos horizontes de reflexão sobre as complexas inter-relações entre as artes tradicionais e a cultura contemporânea.

O evento também promove uma conversa entre o artista, público e os curadores Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim e Danilo Garcia. Em 23/3, sábado, das 10h às 15h. A conversa terá início às 11h30.

DISTRITO CIDADE JARDIM
5 locais – Rio: Pinheiros

Belas Artes Cidade Jardim – Afinal, o que é Biofilia?
Até 24/3 a dica imperdível é conferir o ciclo de palestras, bate-papos e workshops Afinal, o que é Biofilia? promovido pelo Belas Artes Cidade Jardim.

Em 2023, foi inaugurada no Shopping Cidade Jardim a área Home & Design, totalmente dedicada a lojas de arquitetura, design e decoração. Com projeto de Arthur Casas, espalha-se por três andares, onde haverá também uma edição temática da Feira na Rosenbaum.

De segunda a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Avenida Magalhães de Castro, 12.000.

DISTRITO SHOPPING LAR CENTER
3 locais – Rio: Tietê

Maior exposição da DW! 2024 retrata a presença do design em todos os aspectos da vida, dos utensílios cotidianos ao espaço urbano: Do Objeto à Cidade: design em tudo, aberta ao público até 31 de março.

A exposição revela, principalmente, por meio de uma apurada seleção de produtos e ideias, como o design se tornou um elemento inseparável de nossas vidas, presente desde os utensílios domésticos até os equipamentos que moldam a paisagem urbana.

O percurso traçado pela curadora, a jornalista Winnie Bastian, e pelo Studio Garoa, responsável pela cenografia, transita, naturalmente, por diferentes escalas – indivíduo, ambiente e cidade – e por projetos escolhidos devido à inovação nos quesitos tecnologia, materiais, forma e uso.

Em suma, ainda dá tempo de explorar a DW! Semana de Design de São Paulo 2024. Imperdível!

SERVIÇO – DW! Semana de Design de São Paulo 2024:

13ª DW! Semana de Design de São Paulo – até 24 de março de 2024
Carro oficial: Peugeot
Patrocínio: Unilux, Docol, Eliane e Senac/SP
Apoio: D&D Shopping e Shopping Lar Center
Hospedagem oficial: Edifício Renata por Tabas/Blueground
Perfume oficial: Lenvie
Site e programação completa: dwsemanadedesign.com.br
Instagram:
@dwsemanadedesign
Facebook:
dwsemanadedesign
Linkedin:
dw-semana-de-design
Pinterest:
dwsemanadedesign

Fotos: Monique Araújo
Fotos: Fabiano Sanches

Fonte: Baobá Comunicação e Conteúdo

Leia também: Arquitetura biofílica: integrando a natureza aos projetos

Mostrar mais

vilaamelie.com

Curadoria de Encantos: Decoração I Arquitetura I Sustentabilidade I Festas I Gastronomia I Destinos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo